BREVE HISTÓRICO DA FAMÍLIA
Minha família tem como patriarca o Sr. Antonio Emilio Bortoletto. Nascido em 1870 na vila (comune) de Fossalta di Piave, região de Veneto, província de Veneza na Itália, deixou o porto de Genova (Itália) a bordo do vapor “Assiduita” no dia 18 do mês de outubro de 1987, chegando em Santos (SP – Brasil) no dia 09 de dezembro do mesmo ano, aos 27 anos de idade. Nosso patriarca, que tinha como destino a fazendo de José Leite em Capivari (SP), veio acompanhado de sua esposa Maria de Zorzi Bortoletto (34 anos), da filha Angela (1 ano), do irmão Pietro (21 anos), da cunhada Maria (18 anos), de sua mãe Maria (51 anos já viuva na época), das irmãs Virginia (20 anos) e Maria (17 anos), do cunhado Giuseppe (21 anos, que cremos ter sido marido de Maria) e Euvira (2 meses, que acreditamos ter sido filha de Maria e Giuseppe). Nos documentos consta ainda que Antonio Emilio tinha cabelos castanhos claro, estatura aproximada de 1,68, e era agricultor.
Nas décadas que sucederam a chegada da família ao Brasil, seus descendentes se espalharam por muitas regiões brasileiras, especialmente no estado de São Paulo, como se pode ver na árvore genealógica. Contudo, grande parte da família ainda está localizada nas cidades de Saltinho, Tietê, Piracicaba, Rio das Pedras, Americana e Descalvado. Para dar conta da amplitude da localização dos Bortoletos, no Brasil e no mundo, bem como, para conhecer outras ramas da família, elaboramos nossa Árvore Genealógica, a qual sempre estará aberta a novas informações.
Curiosidade: Ana Carolina Bortoletto Maman nos enviou por e-mail a seguinte explicação para o sobrenome Bortoletto:
BORTOLO (vem de Bartolomei) + ETTO (diminutivo)
BARTOLOMEI: Bar + Thalmay (nome próprio)
1. Discípulo de Jesus Cristo muito homenageado em toda Itália;
2. De origem arcaica, aramaica e hebraica;
3. Lavrador que tem o poder de controlar a chuva e os céus em nome da colheita;
4. Dado por Deus;
5. Pessoa temperamental, irrequieta e belicosa.
Contato: Ana Carolina Bortoletto Maman
Segundo os documentos medievais analisados por Ogair Toracio, “a origem dos sobrenomes Bortoletto, Bortoleto, Bortoletti, é absolutamente Veneto. Todos derivam, diretamente ou através de alteração ou acréscimo de Bártolo, nome medieval, ou Bortolus e Bertolus”.
Fontes:
1. Documentos de visto para viagem expedido pelo governo italiano através do Ministério de Assuntos Exteriores em 10 de abril de 1895 e em 18 de novembro de 1897.
2. Livro de registro da Hospedaria de São Paulo (Brasil) – Governo no Estado – Secretaria de Estado da Cultura – Memorial do Imigrante – Museu da Imigração, no livro 061 página 104, autos número 8.658/03, informe 18865 de 25 de outubro de 2003.
3. Site Family Search
1º Encontro da Família Bortoletto
Depois de alguns meses de preparação, e com a colaboração de muitos amigos e familiares, especialmente dos membros da Família Zambianco, a Família Bortoletto realizou no dia 10 de janeiro de 2004 seu 1. Encontro oficial. O encontro teve inicio as 10:00 da manhã, com uma recepção informal, seguida de uma “Missa” especialmente celebrada pelos padres Arrigo Bortoletto (Frei Heraldo), e outros dois sacerdotes também Bortolettos, na Igreja da Fazenda Zambianco, em Saltinho (SP – Brasil) das 10:30 as 11:30 horas. Durante a celebração se apresentou uma foto do patriarca Antonio Emilio Bortoletto e sua esposa Maria Bortoletto e também foi explicada um pouco da história desta família de imigrantes italianos. Continuando o encontro, foi celebrado um almoço coletivo bastante emotivo e alegre, onde todos os membros da família foram apresentados, onde se realizaram alguns discursos emocionantes. Os participantes foram imortalizados assinando um livro de presença e também com fotos oficiais de cada rama da família. Aproximadamente 370 Bortolettos, vindos dos mais remotos lugares do Brasil participaram desta festa e todos prometeram voltar no próximo e trazer consigo outros membros da família que não tiveram a oportunidade de participar desta comemoração.
Observação: Se você tem alguma informação ou imagem sobre este encontro, não deixe de enviar.
Mapa de localização da Família
Consultando a web Gens Lab conseguimos projetar um mapa com data de 30-10-2003, onde podemos ver a localização das famílias Bortolettos no território italiano, segundo seus registros de nascimento. Podemos observar que a maior concentração de Bortolettos ocorre na região de Veneto, melhor visualizada nesta imagem cartográfica. Sobre a região de Veneto (Veneti nel mondo – Regione Veneto)
Linkes importantes para os Bortolettos
Para consultar mais informações sobre imigrantes italianos no Brasil: www.imigrantesitalianos.com.br
Origem do sobrenome Bortoletti
Para consultar a localização das famílias italianas utilize a página: Gens
Associação Brasileira de Genealogia
Brasil brasões de famílias
Bolg de Ogair Toraia – Sobre os Bortolettos
Exame genético para comprovação da família
Livro interessante: “Uma janela para o passado”, livro escrito pelo médico piracicabano Olávio Nazareno Alleoni e editado pela Unimep.
Página web da família de Geraldo José Bortoletto
National Geographic Genographic Project
Traduções e processo de cidadania italiana
Projeto Imigrantes (pago)
Cimorelli Enterprises – Site em inglês sobre a genealogia italiana, sua cultura e seu legado. Busca de sobrenomes em toda a Itália.
Genealogy.com – Guia onde pode ser encontrada a estória da família. Esse site se apresenta em inglês e fornece 420 milhões de nomes, links especializados, livros e software para serem adquiridos on-line.
Imigrantes italianos – Site para quem está procurando parentes na Itália. Muitos sobrenomes de imigrantes italianos, troca de informações para sua busca de antecedentes na Itália.
Origini.com – Site dedicado à pesquisa genealógica dos próprios parentes e antepassados.
Parenti lontani da trovare – Para encontrar a origem do sobrenome e montar a respectiva árvore genealógica.
The Italian Genealogy – é um site em inglês extremamente interessante que traz informações gratuitas sobre sobrenomes italianos e sobre os documentos de registro na Itália. É possível localizar homepages familiares, participar de chats.
Portal Itália (Brasil)
Sobrenomes parecidos
Depois de uma exaustiva busca em dicionários, livros e paginas webs conseguimos encontrar vários sobrenomes que se assemelham ao Bortoleto ou Bortoletto. Muitos deles são oriundos de famílias italianas, a maioria da mesma região de Veneto, o que sugere que na atiguidade poderiam pertencer as mesmas origens familiares:
Bortolato, Bortolo, Bortolotti, Bortolimi, Bortoluzzi, Bortone, Bartoletti, Bortolan, Bortolini, Bortolon, Bortolot, Bortolotto, Bortolussi, Bortolutti, Bertolus, Bortolus e Bortot.
Dicionário de nomes e sobrenomes italianos – Bibliografia
Para aqueles que pretendem estender a busca em livros e dicionários especializados em nomes e sobrenomes, assim como na historia da emigração e imigração italiana oferecemos aqui uma pequena bibliografia .
Dicionários de Sobrenomes e Nomes Italianos (Dizionario dei cognomi i nomi propri italiani)
1. Dizionario dei cognomi italiani. Autore: DE FELICE Emidio. Editore: Mondadori. Ediziones (1970, 1978 i 2000) – ISBN 8804480998.
2. Busca de nomes e sobrenomes italiano (Dizionario dei nomi italiani / La mappa dei cognomi) http://gens.labo.net
3. Bibliografia para busca de sobrenomes italianos (Per lo studio sull’etimologia dei cognomi – bibliografiche) http://web.tiscali.it/gabrieletalevi/note_bibliografiche.htm
4. Outras bibliografia para pesquisa de nomes e sobrenomes italianos http://www.giulianova.it/it/bibliografia.html
5. Pesquisa de nomes próprios masculinos italianos – nomi propri maschili italiani http://www.publiweb.it/links/n/nomi_propri_maschili_italiani.html
6. Pesquisa sobrenomes (cognomi – surnames) italianos – Araldis Europe (Italy) (sobrenomes italianos na Suiça e na Europa) http://pubblinet.com/nomi/ Na sessão “BIA” aparece o sobrenome BORTOLETTO
Bibliografia para busca de sobrenomes italianos:
L. Caratti di Valfrei, Dizionario di araldica, Milano, Mondadori, 1997
A. Dauzat, Dictionnaire etymologique des noms de famille et prónoms de France, Paris, 1951.
G. De Camelis, I cognomi in Italia, Firenze, 1960.
E. De Felice, Cognomi d’Italia. Origine, etimologia, storia di oltre 15.000 cognomi, Milano, Epoca, 1978.
E. De Felice, I cognomi italiani, Bologna, 1980.
E. De Felice, I cognomi italiani: rilevamenti quantitativi dagli elenchi telefonici, Bologna, 1981.
E. De Felice, Dizionario dei cognomi italiani, Milano, Mondadori, 1997.
P. F. Degli Uberti, La Storia della tua Famiglia, Milano, De Vecchi, 1995.
P. Guelfi Camaiani, Dizionario Araldico, Hoepli, Milano, 1940.
M. Panzini, Dizionario del vernacolo anconitano, vol.I, A-I, Castelferretti (An), Sagraf, 1996.
C. Poma, I cognomi longobardi in Italia, Torino 1911.
V. Spreti, Enciclopedia storico–nobiliare italiana, Milano, 1935.
L. Castiglioni-S. Mariotti, IL, vocabolario della lingua latina, Loescher, Torino, 1990
N. Zingarelli, Vocabolario della lingua italiana, XI edizione, Zanichelli, Milano, 1991.
Luigi Ciamminelli, Enciclopedia dei cognomi italiani, Napoli, Lito-Rama, 1996
Luigi Mammarella, Nomi, cognomi e soprannomi in Italia, Roma, Borgia Editore, s.d.
ADICIONAR ESTA WEB AO MENU FAVORITOS
Em breve disponibilizaremos também:
– Árvore Genealógica da Família Bortoletto – Bortoleto
– Albúm de fotos