INFORMÁTICA DO PASSADOPAST INFORMATICINFORMATICA DEL PASADO

Em tempos de intensas e rápidas mudanças nas tecnologias não poderia deixar de lembrar como eram as coisas no passado, as vezes com certo saudosismo, outras com risadas, considerando as dificuldades e a simplicidade da tecnologia de outros tempos.

CURIOSIDADES DO PASSADO

Comecei a usar computadores bastante primitivos, tais como TK 85, TK-86, MS Solution, IBMs Cobra, microcomputadores XT, AT 286, 386, 486, 486-DX, 486DX2.

IBM_PC_5150
IBM_PC_5150

Logo vieram outras tecnologias que revolucionaram o processamento de dados tornando as máquinas muito mais velozes, pequenas e acessíveis, como a geração dos Pentium, Celeron, e depois do Duor Core. Qual será o próximo grande passo. E o que dizer do avanço dos periféricos, do hardware em geral. Os drives destas máquinas antigas que usávamos lá nos anos de 1990 aproximadamente eram de 7 polegadas (300 kbytes de memória), depois de um tempo de 5 e 1/4 (740 kbytes) e finalmente de 3 polegadas (1,44 megabytes). Os discos duros (HD, ou, como antigamente: winchester) mais potentes eram de 30 megas, 44 megas.. um loucura… pesavam quase 500 gramas…

Disquete de 5 1/4 polegadas
Disquete de 5 1/4 polegadas

Atualmente temos discos de centenas de gibabytes ou alguns Teragigas e pesam muito menos. Alias, qualquer computador pessoal tem 8, 16 ou gigas bytes de memória RAM, algo impensável há algumas décadas. Vale a pena ver a LEI de MOORE.

No inicio de século XXI, chegamos aos telefones e computadores com tela sensível ao toque (touch screen), nois quais com apenas um toque ou deslizando o dedo realizamos a interaçao com a máquina. Incrível!

Onde chegaremos…..


Publicado

em

por

Tags: